Parte 1
Desde criança que sou fã dos
automóveis especialmente os modelos norte-americanos que via nos filmes e
seriados de TV. Dentre eles a marca Chevrolet sempre me chamou mais a atenção. Inicialmente
eu queria uma Caravan Diplomata Preta mas com o passar dos anos fui conhecendo
melhor os carros e o Camaro passou a ser o meu preferido.
Passei a colecionar e pesquisar
sobre o Camaro desde revistas, livros, artigos em jornais, filmes, jogos de
computador e miniaturas. Tenho por hobby o plastimodelismo (construir e recriar
miniaturas a partir de kits moldados em plástico) e já montei diversas
miniatura.
O Camaro é um ícone americano que
nasceu nos anos 60 na era de ouro dos muscle cars para concorrer com o Ford
Mustang. Com seus potentes motores V8 que chegavam a mais de 400 cavalos em
algumas versões conquistou uma legião de fãs em todo mundo. Contudo, não era
muito conhecido no Brasil pela população em geral mas com o advento do filme
“Transformers”, a importação oficial da General Motors Brasil e principalmente
pela musica “Camaro Amarelo” da dupla Mariano e Munoz, a fama cresceu
assustadoramente.
Não perdi tempo e entrei em
contato com o proprietário e no mesmo dia peguei um ônibus para Brasília.
Chegando lá não tive duvidas que iria comprar o carro e o negocio foi fechado
na hora. O Camaro estava encostado em um lote vago, completamente tomado de
poeira, muito mal cuidado, pneus carecas, motor fumando, transmissão vazando,
interior sofrível, para-brisa quebrado, escapamento furado, tanque de
combustível de gol!!, direção travada, suspensão estourada, documentação
enrolada, varias mossas na carroceria, furos no piso, e pintura queimada... não
tinha nem a chave e a partida era acionada por um interruptor de lâmpada residencial!
Como não tinha condições de trafegar,
foi transportado por caminhão chegando a Belo Horizonte alguns dias depois. Restaurar
um veículo antigo não é tarefa fácil! Componentes no Brasil são escassos e bem
caros. Contudo nos EUA existem lojas e sites especializados em cada modelo. Os americanos
valorizam e cuidam dos seus carros. Tive a sorte pois tenho um grande amigo na
Florida, o Luiz Henrique, que me ajudou muito enviando as peças para mim. Se
não fosse ele a restauração iria demorar bem mais.
Mas a verdade é que tudo é
difícil, demorado, complicado, o governo taxa as peças de carros antigos sem dó
e não há mão de obra qualificada. Com poucos recursos financeiros temos que
fazer aos poucos. As pessoas acham que quem tem carro antigo é rico! Mas não é essa
a verdade. A maioria não é colecionador, tem apenas um modelo cuidando dele com
muito carinho e amor. O carro passa a ser um mais que um patrimônio e torna-se
um membro da família.
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